sábado, 13 de agosto de 2011

Adivinhas, Parlendas,Trava -Línguas, Quadrinhas e Ditados Populares

                                                       

"O jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem acalantos (cantigas de ninar); as parlendas(as mnemônicas e as parlendas propriamente ditas); as rondas( cantigas de roda); as adivinhas; os contos; os romances etc."

" As poesias , parlendas, trava- línguas , os jogos de palavras , memorizados e repetidos , possibilitam às crianças  atentarem não só os conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rima, além das questões culturais e afetivas envolvidas."

     (Referncial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo.
                                                                 v.3.Brasília,MEC/SEF,1998,P.71 E 141)


ADIVINHAS

   As adivinhas encerram enigmas a serem descobertos. São jogos de palavras apresentados ora em verso ora em prosa e que constituem um prazeroso passatempo, pois entretêm, divertem e desenvolve o raciocínio lógico.O trabalho didático com adivinhas, além de ser uma maneira de difundir a cultura popular, contribui para a aprendizagem  de novas palavras, permitindo que a criança amplie o seu vocabulário, ao mesmo tempo se diverte.
     É interessante estimular os alunos a criar, individual ou coletivo, novas adivinhas e também criar atividades em que os alunos possam ilustras com desenhos algumas adivinhas.

                                                 ADIVINHAS  SOBRE ANIMAIS
 1. O que é , o que é?                                                           
     No alto vive, no alto mora
     No alto tece, trabalha como tecedora.     ( aranha )

2. Eu saio todos os dias , mas nunca ponho os pés fora de casa.
      Quem sou eu?  (um caracol)

3. O que é , o que é?
    Sentado , fica alto,
    E me pé é baixo.     (cachorro)

4. O que é , o que é?
    Bebe leite, mas não bebe café.
    Fica no telhado, mas não é chaminé.  ( gato ou gata)

5. Qual é o bebê que nasce de bigode? ( o gatinho)

6. O que é, o que é?
    Do mundo nada reclama,
    leva a vida regalada.
   Parece um cavalo de pijama,
   sempre de roupa listrada.     ( zebra)

7. O que é, o que é?
    Pula  mas não é bola, tem bolsa
    mas não é mulher.               ( canguru)

8.  O que é, o que é ?
     É verde como o campo,
     mas campo não é.
     Fala como homem,
     mas homem não é.  ( papagaio)

9. O que é , o que é?
    Quanto mais cresce,
    mais baixo fica.   ( rabo de cavalo)

10. O que é , o que é?
      Nunca pesca nada e fica à
     beira do rio  comendo moscas.  ( sapo)   

      
            ADIVINHAS SOBRE LETRAS DO ALFABETO E A ESCRITA DAS PALAVRAS


1. No meio do mar  estou
    E não sou barco a vela.
    Estou no fim da onda
    E areia não sou.         ( a letra a)

2. O que é, o que é?
    Que faz maio ficar maior.    ( a letra r)

3. O que é, o que é?
    Aparece uma vez em um
    minuto e duas vezes em um
    momento.                              ( a letra m)

4. Qual a parte do corpo que,
    tirando uma letra , fica vazia?  ( boca sem o b fica oca)

5. O que é, o que é?
    Está sempre acima do céu.  ( o acento)

6. O que é, o que é?
    No masculino conduz  a água
    e no feminino faz açúcar.              ( cano e cana)

7. O que é, o que é?
    Tem debaixo do poço e não é água.  ( a cedilha)

8. O que é, o queé?
      Tem apenas 3 letras,
      mas pode  acabar com
      qualquer coisa.              ( a palavra fim)

 9.O que é, o que é?
   Com um L usamos no bolso
   e com dois , usamos na cama. ( lenço e lençol)

10.O que é, o que é?
     Água dura com 4 letras. ( gelo)


ADIVINHAS  SOBRE FRUTAS E ALIMENTOS


1. O que é só colocamos na pizza depois
    que ela fica pronta?                                 ( a boca)

2. Quanto mais quente me sinto,
    mais fresco dizem que estou.                  ( pão)

3. Tenho escamas,
    mas não sou peixe.
   Tenho coroa e não
    sou rei.
   Quem sou?                                               ( o abacaxi)

4.  Me  abrigo em panos brancos,
    Uso branca cabeleira.
    Por minha causa chora
   Até a cozinheira.                                     ( a cebola)  

5. O que é, o que é?
    Só pode ser usado depois
    de quebrado.                                          ( o ovo)                   


    ADIVINHAS SOBRE  PARTES DO CORPO HUMANO


1. Umas são redondas
    Outras ovaladas,
    umas pensam muito
   Outras, quase nada.                             ( cabeça)

2. Em que lugar do corpo
    há uma lição bem aprendida?            ( na ponta da língua)

3. Em que lugar  se pode tocar              ( na boca)
    o céu com o dedo?

4. Qual o céu que nunca tem estrelas?      ( o céu da boca)

5. O que é, o que é?
    Anda deitado
    E dorme em pé.                                      (  o pé)
 


                                ADIVINHAS SOBRE CORES


1. O que é, o que é?
    Na terra é vermelho e na
   água fica preto.                           ( brasa)

2. Sou uma cor muito brilhante
    mas não posso ver o azul, porque, sempre
   que estou com ele, acabo
   ficando verde.                            ( amarelo)

3. O que é, o que é?
    São 7 cores brilhantes que o
    céu alegram  em um instante.      ( arco-íris)

4. O que é, o que é?
    Todo mundo diz que é verde,
    mas na verdade é amarelo.        ( milho verde)


PARLENDAS


Parlendas ou parlengas são palavras ou vesos infantis de poucas sílabas( geralmente cinco ou seis sílabas) com rimas simples. Além de acalentar, distrair e divertir, ajudam a memorizar as primeiras noções de sequências( números, dias da semana, nomes etc.).Podem ser usadas para escolher, por exemplo, quem inicia uma brincadeira( fórmula de escolha). Como as parlendas não são cantadas, mas declamadas, o ritmo é o seu elemento mais forte.


1. É canja, é canja, é canja de galinha!
    Arranja outro time pra jogar
    na nossa linha!

2. Passou,passou,
    Passou um avião.
    E nele estava escrito:
   "Nosso time é campeão!"

3.Era uma bruxa
  À meia -noite
  Em um castelo 
  mal-assombrado
  Com uma faca na mão
  Passando manteiga no pão
  Passando manteiga no pão

4. Pula, pula,
    Pipoquinha
    Pula, pula
    Sem parar
    E depois dá
   Uma voltinha
   Cada um no Seu lugar

5. Bom dia, segunda!
    Como vai terça?
    Assim-assim, quarta.
    E você, quinta?
    Diga à sexta
   que eu parto sábado
   para chegar domingo.

6. Lé com lé
   Cré com cré
   Um sapato em cada pé.

7. Hoje é domingo
    Pé de cachimbo *
    Cachimbo é de ouro
    Bate no touro
    O touro é valente
    Bate na gente
    A gente é fraco
   Cai no buraco
   O buraco é fundo   
   Acabou o mundo.
                                        * "Pé de cachimbo" é corruptela ( alteração) de " Pede cachimbo".

8. Cadê o toucinho que estava aqui?
    O gato comeu.
    Cadê o gato?
    Foi no mato.
    Cadê o mato?
    O fogo queimou.
    Cadê o fogo?
    A água apagou.
    Cadê a água?
    O boi bebeu.
    Cadê o boi?
    Foi amassar o trigo.
     Cadê o trigo?
    A galinha espalhou
    Cadê a galinha?
    Foi botar ovo.
    Cadê o ovo?
    O padre comeu.
    Cadê o padre?
    Foi rezar a missa.
    Cadê a missa?
    Chegou tarde!
    Acabou.

                                                   JOGOS COM PARLENDAS

  1. Cadê o toucinho que estava aqui?
 
       Inicialmente trabala-se a identificação de cada dedo com  o aluno. O aluno deve mostrar cada dedo e dizendo o nome popular que recebe, recitando a parlenda:

                  Mindinho, seu vizinho
                  Pai de todos
                  Fura bolo
                  Mata piolho.

A seguir , com a ponta do indicador, cutuca-se a palma aberta do aluno e pergunta-se:

Cadê o toucinho que estava aqui?
    O gato comeu...
...Cadê a missa
Nesse instante, movimentam-se os dedos médio e indicador, de forma que "caminhem" pelo braço do aluno, até provocar cócegas debaixo do braço

... Chegou tarde, tarde, tarde,tarde...
Acabou!

2. Para onde foram os pintinhos?
     Aponta-se para a palma aberta do aluno e fala:_ Nessa mãozinha havia cinco pintinhos.
     Baixa-se um dedo da mão do aluno e fala: _ Um saiu por aqui.
     Continua-se abaixando um a um dos dedos da mão do aluno, recitando:

                                                 _ Outro por aqui.
                                                 _ O terceiro por aqui .
                                                _ O quarto por aqui.
                                                _ E o último por aqui.

                       Em seguida faz cócegas na palma da mão do aluno, falando:

   _ Dona galinha mandou perguntar: cadê os meus pintinhos que estavam aqui? có,có,có...

     Faz-se cócegas subindo pelo braço acima, enquanto recita:
   _ Foi por aqui, aqui, aqui... ACHOU!

3- Janela, janelinha 
    Porta
    Campainha : Din , don, din, don

    Aponta para os olhos ( janela, janelinha) , boca ( porta) , campainha ( aperta o nariz imitando o som da campainha) recitando a  parlenda acima.




PARLENDAS MNEMÔNICAS



        As parlendas usadas para ensinar a memorizar são chamadas de mnemônicas.
       As mnemônicas referem-se a conteúdos específicos, destinados a fixar ou ensinar algo como números ou nomes:"Um dois, feijão com arroz/três ,quatro, feijão no prato/Cinco, seis, bolo inglês..., ou "Una, duna, catena/Bico de pena, solá, soladá/Gurupi, gurupá/Conte bem que são dez..."

                     (Refrencial Curricular Nacional para Educação Infantil:Conhecimento de Mundo.
                                                                                v.3.Brasília,MEC/SEF,1998,p.71)


1. Um,dois,
    Feijão com arroz;
    Três, quatro,
    Feijão no prato;
    Cinco, seis,
    Bolo inglês;
    Sete, oito,
   Café com biscoito;
    Nove, dez,
    Vá na bica lavar os pés,
    Que eu te dou 500 réis
    Pra comprar pastéis,
    No dia dez.

2. Sete e sete são catorze
    Com mais sete, vinte e um.
    Tenho muitos que me querem,
    Mas eu gosto só de um.

3. Um, dois, três,
    Quatro, cinco ,seis,
    Sete, oito, nove,
    Para doze faltam três.

4. Dedo mindinho,
    Seu vizinho,
    Pai-de todos,
    Fura bolo
    Mata piolho.

5. Dois e dois são quatro
    Quatro e dois são seis
    Seis e dois são oito
    E oito, dezesseis.
   

                                                        TRAVA-LÍNGUAS

 Trava-língua é um termo usado para nomear uma modalidade de parlenda em forma de verso ou prosa, organizada de forma que se torna difícil pronunciá-la sem tropeços. A graça desse jogo consiste em que quem o diga se equivoque ou, simplesmente, não consiga terminar a sucessão de "travas" que o texto apresenta.

" Os trava-línguas são parlendas caracterizadas por sua pronúncia difícil."Num ninho de mafagafos? Seis mafagafinhos há..... " Nem a aranha arranha o jarro, nem o jarro arranha a aranha..."

                         (Referencial Curricular para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo.
                                                                            v.3. Brasília, MEC/SEF,1998,P.71)
      
                                                      
1. Repita bem depressa:
    O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a rainha, com raiva, rasgou o resto e ralhou com o rei:
     rá, ré, ri, ró, rua...

2. Quem a paca cara compra,cara a paca pagará.

3. Paca, tatu, cutia não.

4. O Pedro pregou um prego na pedra.

5. Como pouco coco como, pouco coco compro.

6. Sabiá sabido sempre sabe assobiar.

7. Bagre branco, branco bagre.

8. Olhe o sapo dentro do saco,
    O saco com o sapo dentro,
    O sapo batendo papo,
   E o papo soltando vento.

9. A aranha arranha o jarro; o jarro a aranha arranha.

10. Um tigre, dois tigres , três tigres.


                                                   QUADRINHAS

      Quadra, quadrinhas , trovas ou trovinhas são estrofes populares de 4 versos.

1.  O  anel que tu me deste
     Era vidro e se quebrou.
     O amor que tu me tinhas
    Era pouco e se acabou.

2. Sou pequenininha
    Criança mimosa
    Trago nas faces
    As cores da rosa.

3. No dia e que eu nasci
    Até um galo cantou
    Minha mãe disse  a meu pai
    Esse vai ser cantor.

4. Cajueiro, meu cajueiro
    Carregadinho de flor
   Eu também sou pequenininho
   Carregadinho de amor.

5. Pirulito que bate , bate
    Pirulito que já bateu
    Quem gosta de mim é ela
    Quem gosta dela sou eu.

6. Lá vem a dona pulga
    Vestidinha de balão,
    Dando o braço ao piolho
    Na entrada do salão.

7. Pula , pula pipoquinha
    Pula, pula sem parar
    E depois dá uma voltinha
   Cada um no seu lugar.

8. Subi na roseira
    Quebrei um galho
    Segura , morena,
    Senão eu caio.

9. Sou pequenininha
    Do tamanho de um botão
    Carrego papai no bolso
    E mamãe no coração.

10. Dois olhos, duas orelhas,
      Só a boca não tem par.
      Que dizer que é melhor
      Ver e ouvir antes de falar.


                                             DITADOS POPULARES

 Ditados populares ou provérbios , geralmente ricos em imagens, são sentenças de caráter prático e popular, comum a um grupo social, expressas de forma sucinta.
 Ao se divertir recitando  ditados populares, além de estar em contato com os elementos culturais e afetivos, o aluno percebe aspectos sonoros da linguagem como ritmo e rimas.


                                        

1. Água mole em pedar dura tanto bate até que fura.

2. Nunca falta um chinelo velho para um pé cansado.

3. Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.

4. O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.

5. Quem come tudo num dia, no outro dia assobia.

6. Quem semeia vento colhe tempetade; quem semeia amor colhe saudade.

7. Livros fechados não fazem letrados.

8. Filhos criados, trabalhos dobrados; filhos casados , trabalhos acrescentados.

9. Coisa bem começada é meio acabada.

10. Mais vale uma andorinha na mão do que dez voando.
     
   
   



 

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