"O jogos e brinquedos musicais da cultura infantil incluem acalantos (cantigas de ninar); as parlendas(as mnemônicas e as parlendas propriamente ditas); as rondas( cantigas de roda); as adivinhas; os contos; os romances etc."
" As poesias , parlendas, trava- línguas , os jogos de palavras , memorizados e repetidos , possibilitam às crianças atentarem não só os conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rima, além das questões culturais e afetivas envolvidas."
(Referncial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo.
v.3.Brasília,MEC/SEF,1998,P.71 E 141)
ADIVINHAS
As adivinhas encerram enigmas a serem descobertos. São jogos de palavras apresentados ora em verso ora em prosa e que constituem um prazeroso passatempo, pois entretêm, divertem e desenvolve o raciocínio lógico.O trabalho didático com adivinhas, além de ser uma maneira de difundir a cultura popular, contribui para a aprendizagem de novas palavras, permitindo que a criança amplie o seu vocabulário, ao mesmo tempo se diverte.
É interessante estimular os alunos a criar, individual ou coletivo, novas adivinhas e também criar atividades em que os alunos possam ilustras com desenhos algumas adivinhas.
ADIVINHAS SOBRE ANIMAIS
1. O que é , o que é?
No alto vive, no alto mora
No alto tece, trabalha como tecedora. ( aranha )
2. Eu saio todos os dias , mas nunca ponho os pés fora de casa.
Quem sou eu? (um caracol)
3. O que é , o que é?
Sentado , fica alto,
E me pé é baixo. (cachorro)
4. O que é , o que é?
Bebe leite, mas não bebe café.
Fica no telhado, mas não é chaminé. ( gato ou gata)
5. Qual é o bebê que nasce de bigode? ( o gatinho)
6. O que é, o que é?
Do mundo nada reclama,
leva a vida regalada.
Parece um cavalo de pijama,
sempre de roupa listrada. ( zebra)
7. O que é, o que é?
Pula mas não é bola, tem bolsa
mas não é mulher. ( canguru)
8. O que é, o que é ?
É verde como o campo,
mas campo não é.
Fala como homem,
mas homem não é. ( papagaio)
9. O que é , o que é?
Quanto mais cresce,
mais baixo fica. ( rabo de cavalo)
10. O que é , o que é?
Nunca pesca nada e fica à
beira do rio comendo moscas. ( sapo)
ADIVINHAS SOBRE LETRAS DO ALFABETO E A ESCRITA DAS PALAVRAS
1. No meio do mar estou
E não sou barco a vela.
Estou no fim da onda
E areia não sou. ( a letra a)
2. O que é, o que é?
Que faz maio ficar maior. ( a letra r)
3. O que é, o que é?
Aparece uma vez em um
minuto e duas vezes em um
momento. ( a letra m)
4. Qual a parte do corpo que,
tirando uma letra , fica vazia? ( boca sem o b fica oca)
5. O que é, o que é?
Está sempre acima do céu. ( o acento)
6. O que é, o que é?
No masculino conduz a água
e no feminino faz açúcar. ( cano e cana)
7. O que é, o que é?
Tem debaixo do poço e não é água. ( a cedilha)
8. O que é, o queé?
Tem apenas 3 letras,
mas pode acabar com
qualquer coisa. ( a palavra fim)
9.O que é, o que é?
9.O que é, o que é?
Com um L usamos no bolso
e com dois , usamos na cama. ( lenço e lençol)
10.O que é, o que é?
Água dura com 4 letras. ( gelo)
ADIVINHAS SOBRE FRUTAS E ALIMENTOS
1. O que é só colocamos na pizza depois
que ela fica pronta? ( a boca)
2. Quanto mais quente me sinto,
mais fresco dizem que estou. ( pão)
3. Tenho escamas,
mas não sou peixe.
Tenho coroa e não
sou rei.
Quem sou? ( o abacaxi)
4. Me abrigo em panos brancos,
Uso branca cabeleira.
Por minha causa chora
Até a cozinheira. ( a cebola)
5. O que é, o que é?
Só pode ser usado depois
de quebrado. ( o ovo)
ADIVINHAS SOBRE PARTES DO CORPO HUMANO
1. Umas são redondas
Outras ovaladas,
umas pensam muito
Outras, quase nada. ( cabeça)
2. Em que lugar do corpo
há uma lição bem aprendida? ( na ponta da língua)
3. Em que lugar se pode tocar ( na boca)
o céu com o dedo?
4. Qual o céu que nunca tem estrelas? ( o céu da boca)
5. O que é, o que é?
Anda deitado
E dorme em pé. ( o pé)
ADIVINHAS SOBRE CORES
1. O que é, o que é?
Na terra é vermelho e na
água fica preto. ( brasa)
2. Sou uma cor muito brilhante
mas não posso ver o azul, porque, sempre
que estou com ele, acabo
ficando verde. ( amarelo)
3. O que é, o que é?
São 7 cores brilhantes que o
céu alegram em um instante. ( arco-íris)
4. O que é, o que é?
Todo mundo diz que é verde,
mas na verdade é amarelo. ( milho verde)
PARLENDAS
Parlendas ou parlengas são palavras ou vesos infantis de poucas sílabas( geralmente cinco ou seis sílabas) com rimas simples. Além de acalentar, distrair e divertir, ajudam a memorizar as primeiras noções de sequências( números, dias da semana, nomes etc.).Podem ser usadas para escolher, por exemplo, quem inicia uma brincadeira( fórmula de escolha). Como as parlendas não são cantadas, mas declamadas, o ritmo é o seu elemento mais forte.
1. É canja, é canja, é canja de galinha!
Arranja outro time pra jogar
na nossa linha!
2. Passou,passou,
Passou um avião.
E nele estava escrito:
"Nosso time é campeão!"
3.Era uma bruxa
À meia -noite
Em um castelo
mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Passando manteiga no pão
4. Pula, pula,
Pipoquinha
Pula, pula
Sem parar
E depois dá
Uma voltinha
Cada um no Seu lugar
5. Bom dia, segunda!
Como vai terça?
Assim-assim, quarta.
E você, quinta?
Diga à sexta
que eu parto sábado
para chegar domingo.
6. Lé com lé
Cré com cré
Um sapato em cada pé.
7. Hoje é domingo
Pé de cachimbo *
Cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou o mundo.
Acabou o mundo.
* "Pé de cachimbo" é corruptela ( alteração) de " Pede cachimbo".
8. Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Foi no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha espalhou
A galinha espalhou
Cadê a galinha?
Foi botar ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Foi rezar a missa.
Cadê a missa?
Chegou tarde!
Acabou.
JOGOS COM PARLENDAS
1. Cadê o toucinho que estava aqui?
Inicialmente trabala-se a identificação de cada dedo com o aluno. O aluno deve mostrar cada dedo e dizendo o nome popular que recebe, recitando a parlenda:
Mindinho, seu vizinho
Pai de todos
Fura bolo
Mata piolho.
A seguir , com a ponta do indicador, cutuca-se a palma aberta do aluno e pergunta-se:
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu...
...Cadê a missa
Nesse instante, movimentam-se os dedos médio e indicador, de forma que "caminhem" pelo braço do aluno, até provocar cócegas debaixo do braço
... Chegou tarde, tarde, tarde,tarde...
Acabou!
2. Para onde foram os pintinhos?
Aponta-se para a palma aberta do aluno e fala:_ Nessa mãozinha havia cinco pintinhos.
Baixa-se um dedo da mão do aluno e fala: _ Um saiu por aqui.
Continua-se abaixando um a um dos dedos da mão do aluno, recitando:
_ Outro por aqui.
_ O terceiro por aqui .
_ O quarto por aqui.
_ E o último por aqui.
Em seguida faz cócegas na palma da mão do aluno, falando:
_ Dona galinha mandou perguntar: cadê os meus pintinhos que estavam aqui? có,có,có...
Faz-se cócegas subindo pelo braço acima, enquanto recita:
_ Foi por aqui, aqui, aqui... ACHOU!
3- Janela, janelinha
Porta
Campainha : Din , don, din, don
Aponta para os olhos ( janela, janelinha) , boca ( porta) , campainha ( aperta o nariz imitando o som da campainha) recitando a parlenda acima.
PARLENDAS MNEMÔNICAS
As parlendas usadas para ensinar a memorizar são chamadas de mnemônicas.
As mnemônicas referem-se a conteúdos específicos, destinados a fixar ou ensinar algo como números ou nomes:"Um dois, feijão com arroz/três ,quatro, feijão no prato/Cinco, seis, bolo inglês..., ou "Una, duna, catena/Bico de pena, solá, soladá/Gurupi, gurupá/Conte bem que são dez..."
(Refrencial Curricular Nacional para Educação Infantil:Conhecimento de Mundo.
v.3.Brasília,MEC/SEF,1998,p.71)
1. Um,dois,
Feijão com arroz;
Três, quatro,
Feijão no prato;
Cinco, seis,
Bolo inglês;
Sete, oito,
Café com biscoito;
Café com biscoito;
Nove, dez,
Vá na bica lavar os pés,
Que eu te dou 500 réis
Pra comprar pastéis,
No dia dez.
2. Sete e sete são catorze
Com mais sete, vinte e um.
Tenho muitos que me querem,
Mas eu gosto só de um.
3. Um, dois, três,
Quatro, cinco ,seis,
Sete, oito, nove,
Para doze faltam três.
4. Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai-de todos,
Fura bolo
Mata piolho.
5. Dois e dois são quatro
Quatro e dois são seis
Seis e dois são oito
E oito, dezesseis.
TRAVA-LÍNGUAS
Trava-língua é um termo usado para nomear uma modalidade de parlenda em forma de verso ou prosa, organizada de forma que se torna difícil pronunciá-la sem tropeços. A graça desse jogo consiste em que quem o diga se equivoque ou, simplesmente, não consiga terminar a sucessão de "travas" que o texto apresenta.
" Os trava-línguas são parlendas caracterizadas por sua pronúncia difícil."Num ninho de mafagafos? Seis mafagafinhos há..... " Nem a aranha arranha o jarro, nem o jarro arranha a aranha..."
(Referencial Curricular para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo.
v.3. Brasília, MEC/SEF,1998,P.71)
1. Repita bem depressa:
O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a rainha, com raiva, rasgou o resto e ralhou com o rei:
rá, ré, ri, ró, rua...
2. Quem a paca cara compra,cara a paca pagará.
3. Paca, tatu, cutia não.
4. O Pedro pregou um prego na pedra.
5. Como pouco coco como, pouco coco compro.
6. Sabiá sabido sempre sabe assobiar.
7. Bagre branco, branco bagre.
8. Olhe o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo,
E o papo soltando vento.
9. A aranha arranha o jarro; o jarro a aranha arranha.
10. Um tigre, dois tigres , três tigres.
QUADRINHAS
Quadra, quadrinhas , trovas ou trovinhas são estrofes populares de 4 versos.
1. O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.
2. Sou pequenininha
Criança mimosa
Trago nas faces
As cores da rosa.
3. No dia e que eu nasci
Até um galo cantou
Minha mãe disse a meu pai
Esse vai ser cantor.
4. Cajueiro, meu cajueiro
Carregadinho de flor
Eu também sou pequenininho
Carregadinho de amor.
5. Pirulito que bate , bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.
6. Lá vem a dona pulga
Vestidinha de balão,
Dando o braço ao piolho
Na entrada do salão.
7. Pula , pula pipoquinha
Pula, pula sem parar
E depois dá uma voltinha
Cada um no seu lugar.
8. Subi na roseira
Quebrei um galho
Segura , morena,
Senão eu caio.
9. Sou pequenininha
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E mamãe no coração.
10. Dois olhos, duas orelhas,
Só a boca não tem par.
Que dizer que é melhor
Ver e ouvir antes de falar.
DITADOS POPULARES
Ditados populares ou provérbios , geralmente ricos em imagens, são sentenças de caráter prático e popular, comum a um grupo social, expressas de forma sucinta.
Ao se divertir recitando ditados populares, além de estar em contato com os elementos culturais e afetivos, o aluno percebe aspectos sonoros da linguagem como ritmo e rimas.
1. Água mole em pedar dura tanto bate até que fura.
2. Nunca falta um chinelo velho para um pé cansado.
3. Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
4. O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.
5. Quem come tudo num dia, no outro dia assobia.
6. Quem semeia vento colhe tempetade; quem semeia amor colhe saudade.
7. Livros fechados não fazem letrados.
8. Filhos criados, trabalhos dobrados; filhos casados , trabalhos acrescentados.
9. Coisa bem começada é meio acabada.
10. Mais vale uma andorinha na mão do que dez voando.
O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a rainha, com raiva, rasgou o resto e ralhou com o rei:
rá, ré, ri, ró, rua...
2. Quem a paca cara compra,cara a paca pagará.
3. Paca, tatu, cutia não.
4. O Pedro pregou um prego na pedra.
5. Como pouco coco como, pouco coco compro.
6. Sabiá sabido sempre sabe assobiar.
7. Bagre branco, branco bagre.
8. Olhe o sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo,
E o papo soltando vento.
9. A aranha arranha o jarro; o jarro a aranha arranha.
10. Um tigre, dois tigres , três tigres.
QUADRINHAS
Quadra, quadrinhas , trovas ou trovinhas são estrofes populares de 4 versos.
1. O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.
2. Sou pequenininha
Criança mimosa
Trago nas faces
As cores da rosa.
3. No dia e que eu nasci
Até um galo cantou
Minha mãe disse a meu pai
Esse vai ser cantor.
4. Cajueiro, meu cajueiro
Carregadinho de flor
Eu também sou pequenininho
Carregadinho de amor.
5. Pirulito que bate , bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.
6. Lá vem a dona pulga
Vestidinha de balão,
Dando o braço ao piolho
Na entrada do salão.
7. Pula , pula pipoquinha
Pula, pula sem parar
E depois dá uma voltinha
Cada um no seu lugar.
8. Subi na roseira
Quebrei um galho
Segura , morena,
Senão eu caio.
9. Sou pequenininha
Do tamanho de um botão
Carrego papai no bolso
E mamãe no coração.
10. Dois olhos, duas orelhas,
Só a boca não tem par.
Que dizer que é melhor
Ver e ouvir antes de falar.
DITADOS POPULARES
Ditados populares ou provérbios , geralmente ricos em imagens, são sentenças de caráter prático e popular, comum a um grupo social, expressas de forma sucinta.
Ao se divertir recitando ditados populares, além de estar em contato com os elementos culturais e afetivos, o aluno percebe aspectos sonoros da linguagem como ritmo e rimas.
1. Água mole em pedar dura tanto bate até que fura.
2. Nunca falta um chinelo velho para um pé cansado.
3. Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
4. O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.
5. Quem come tudo num dia, no outro dia assobia.
6. Quem semeia vento colhe tempetade; quem semeia amor colhe saudade.
7. Livros fechados não fazem letrados.
8. Filhos criados, trabalhos dobrados; filhos casados , trabalhos acrescentados.
9. Coisa bem começada é meio acabada.
10. Mais vale uma andorinha na mão do que dez voando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário